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Desafio UX Strategy – UX Unicórnio

Abaixo você verá a solução proposta por mim para o desafio de UX Strategy do curso UX Unicórnio ministrado pelo Leandro Rezende.

Com um tema definido eu desenvolvi a definição do problema (problem statement) e o plano de negócios com Business Model Canvas e Value Proposition Canvas.

O Desafio:
Morando em repúblicas e dividindo contas

Identificar as principais dificuldades de quem precisa encontrar pessoas para dividir o quarto em repúblicas de universidades e gerenciar as finanças compartilhadas.

Desk Research

De acordo com o artigo do portal Diário do Nordeste, o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-CE), Tibério Benevides, explica que o fenômeno das repúblicas estudantis iniciou na década de 1960, quando se tornaram uma realidade para muitos estudantes universitários que saíam do interior para fazer faculdade nas capitais.

“O que acontece hoje em dia é que em várias cidades chamadas universitárias existem apartamentos pequenos, 25 a 30 m², para aluguel e para as necessidades dos estudantes é suficiente”.
Tibério Benevides- Presidente do Creci-CE

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente sete milhões de pessoas se deslocam por causa de trabalho ou estudo.

O custo de vida em outras cidades, porém, nem sempre é acessível. Por esse motivo, muitas pessoas optam por compartilhar a moradia e, consequentemente, diminuir as despesas. Nesse contexto, surgem propostas de moradia compartilhada.

Veja o que diz a pesquisa publicada no portal SciELO Brasil: No contexto brasileiro, entre 1997 e 2010, o percentual de estudantes residentes em moradias manteve-se estável em aproximadamente 2,5%. No entanto, o número de estudantes residentes fora do contexto familiar passou de aproximadamente 23% para 30% entre 1997 e 2004 (Fonaprace, 2011).

Declaração de problema (Problem Statement):

Estudantes que moram em repúblicas enfrentam diversas dificuldades para encontrar colegas de quarto. Todos os anos muitas pessoas se mudam para outras cidades para iniciar estudos e o mercado imobiliário nas redondezas fica muito aquecido tornando difícil arcar com as despesas sozinho.

1 – Quem é afetado pelo problema e quem está envolvido?
Estudantes que vão morar em repúblicas longe dos pais e precisam dividir despesas com outros estudantes.

2 – Quais são os efeitos do problema?
Prejudica os estudos dos alunos que perdem muito tempo tendo que procurar pessoas confiáveis para ser seus colegas de república, enquanto não encontram os novos moradores tem que arcar sozinhos com as despesas gerando um custo financeiro alto.

3 – Onde o problema ocorre?
Ocorre em meios de divulgação de vagas para república, como redes sociais ou quadros de avisos e anúncios de universidades.

4 – Quando o problema ocorre?
Quando o estudante tenta procurar por pessoas com situação financeira e gostos semelhantes ao dele para dividir moradia.

5 – Por que o problema ocorre? Por que é importante?
Por que muitas vezes a pessoa que responde ao anúncio não é de fato confiável, não tem a mesma rotina ou tem hábitos muito diferente dos já moradores da república.

Business Model Canvas

Análise de modelo de negócios. Abaixo você pode analisar o Business Model Canvas criado para ajudar a solucionar o desafio. O que é definido no Business Model Canvas?

Entrega de Valor

  • Qual é o valor que você entrega
  • Quais são os segmentos de clientes que você apoia
  • Quais são os canais que você utiliza para chegar até eles
  • Como você fideliza os clientes

Operações

  • Quais são os recursos principais que você precisa para rodar o negócio
  • Quais são as atividades principais que você precisa executar
  • Quem são os parceiros que podem te ajudar a executar o negócio

Estrutura de Custos e Receitas

  • Quais são os principais custos que o negócio terá
  • Quais são as principais fontes de receita que você pode obter do negócio

Clique aqui para baixar o Business Modal Canvas

Value Proposition Canvas

Agora vamos ao Value Proposition Canvas. O que é definido aqui?

Informações sobre o usuário

  • Quais são as principais tarefas ou objetivos do seu usuário
  • Quais são suas dores para realizar essas tarefas e alcançar esses objetivos
  • Quais são os principais benefícios que ele tem quando realiza essas tarefas

Informações sobre o negócio

  • Quais são os principais analgésicos para curar as dores que seu produto tem
  • Quais são os principais geradores de ganho para impulsionar os benefícios
  • Que produtos e serviços você pode oferecer 

Clique aqui para baixar o Value Proposition Canvas

Com essas ferramentas em mãos além de ter bem definidos quais dores do meu usuário eu estou me propondo a resolver, também é possível definir um MVP (Minimum Viable Product) que auxiliará na entrega mais rápida daquilo que é essencial no meu produto e coloca-lo em testes com usuários reais.