VG

BLOG

Teste A/B

UX Design – Teste A/B Google Optimize e Hotjar

Desafio: O site da escola de ballet Petit Pas foi desenvolvido com a proposta de ser um canal aonde os pais pudessem agendar uma aula experimental para suas filhas de maneira simples e ágil. Utilizei as ferramentas Google Optimize, Google Ads e Hotjar para conseguir alavancar o número de conversões no produto digital da Petit Pas.

Google Ads

Configurei uma campanha na rede de pesquisa do Google Ads para alavancar o tráfego no site de pessoas que buscam por termos como “aula de ballet”. “ballet infantil” e “escola de ballet”. Veja a tabela do planejador de palavras-chave:

Keywords Competitividade Valor Mínimo Pago (CPC) Valor Máximo Pago (CPC)
Ballet Baixa R$0,57 R$2,03
Aula de Ballet Baixa R$0,43 R$1,55
Ballet Infantil Média R$0,46 R$2,04
Ballet Juvenil Média R$0,38 R$1,57
Escola de Ballet Alta R$0,52 R$1,85

Hotjar

Paralelo a campanha do Google foi implementado a ferramenta Hotjar no site da Petit Pas para fazer uma análise de quais pontos os usuários mais interagiam ao navegar na plataforma. Através de mapas de calor e gravações de tela das sessões dos usuários foi possível observar alguns pontos importantes:

Alguns usuários clicavam na imagem de background em uma tentativa de que a imagem tivesse algum link ou fosse uma banner rotativo. Também foi importante notar que o botão de “Conheça nossa modalidades” recebia tantos cliques quanto o de “Quero minha aula grátis”.

Google Optimize

Como nosso objetivo é aumentar a conversão de cadastros para aula experimental, optei por fazer um teste A/B na ferramenta do Google Optimize. O teste funcionava da seguinte maneira:

50% dos usuários que acessem a página inicial do site veem a versão original enquanto os outros 50% acessam uma outra versão aonde o botão de “Conheça nossas modalidades” foi substituído pelo botão “Quero minha aula grátis”.

Resultados

A experiência vai ser medida através da conversão de cadastro de aula experimental configurada no Google Analytics. Ao fim do processo farei a atualização do resultado neste artigo.